Lutas e seus tipos

O que e luta ?

As lutas fazem parte da cultura corporal do movimento humano. Sempre fizeram parte do homem. Dentro de toda ação de defesa, contra uma fera ou um inimigo, ou de ataque, como a caça ou o combate na guerra, usando o corpo ou armas, está presente a luta, de forma organizada como as modalidades conhecidas, ou instintiva, emanada da necessidade do ser humano em proteger o seu próprio corpo.
O substantivo luta, do Latim lucta, significa “combate, com ou sem armas, entre pessoas ou grupos; disputa”.
É provável que a luta tenha surgido nos primórdios da civilização humana, junto com a necessidade do homem de defender-se de inimigos ou animais, ou ainda, de atacar ou caçar com mais eficácia. Nesta fase toda forma de combate seria travada de forma instintiva, sem as técnicas aprimoradas que vemos no Karatê, por exemplo.
Na pré-história os filhotes dos homens primitivos “brincavam” de lutar como fazem os filhotes dos felinos, por exemplo, por isso afirma que: “Além do componente lúdico, existia também um aprendizado imprescindível à sobrevivência”. O hábito da luta é muito antigo, quer como método de preparação de guerreiros, quer como modalidade de competição esportiva. Os historiadores registram que a luta era parte integrante da educação ateniense, porque era consenso que as crianças e os jovens tinham que se preparar tanto para a paz quanto para a guerra. Já ‘artes marciais’ expressa origem ou objetivo militar, muito embora algumas têm sido aprimoradas em mosteiros, e outras têm sido definidas como ‘a cultura religiosa aplicada ao corpo’. Presentemente, entre nós, as artes marciais são praticadas principalmente como esporte, método de auto-defesa, exercício de condicionamento físico e, até mesmo, mecanismo de desenvolvimento espiritual.
O intenso envolvimento do homem em cenários de lutas (conflitos tribais, guerras) possivelmente foi um palco fértil para a criação de muitas técnicas de combate com ou sem armas, e inclusive para a criação destas. Além dessas circunstâncias, a necessidade de defender a própria vida contra agressores e de proteger o patrimônio, também motivaram a criação e o desenvolvimento de técnicas de luta, como pode ser verificado pelo relato a seguir:

Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder, ensejando o surgimento de cobiça, inveja, e seu corolário, a agressão. A necessidade abriu espaço para a profissionalização da proteção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma monge indiano que em viagem a china orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, é sabido historicamente, através tradição oral e escavações arqueológicas que o kung fu já existia na China há mais de cinco mil anos. Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia. Japão e Coréia também têm tradição milenar em artes marciais. Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais na Mesopotâmia praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o Savate francês, ou a Capoeira brasileira.
De uma forma ou outra as suas origens sempre estão relacionadas a algum momento da história do homem, em que se fez necessário lutar para sobreviver ou alcançar a vitória. Concorda-se, então, com o dito nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, junto às lutas há um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado por todos.

TIPOS DE LUTA


Boxe
O boxe é uma das modalidades mais antigas de luta e foi descrito em esculturas do antigo Egito por volta de 1350 a.C. Embora a primeira luta moderna tenha sido registrada na Grã-Bretanha em 1681, só em 1743 um conjunto de regras foi publicado por Jack Broughton, um homem que supostamente matou seu adversário durante uma luta. Como a popularidade do boxe foi crescendo nos Estados Unidos, a luta foi incorporada às Olimpíadas modernas em St. Louis em 1904 e passou a ser uma das competições permanentes em 1920. Atualmente, o Conselho Mundial de Box, a Federação Internacional de Boxe e a Associação Mundial de Boxe reconhecem os vencedores das Olimpíadas como campeões mundiais.
Jiu-jítsu
Jiu-jítsu significa "luta gentil". O estilo se desenvolveu em meio às atividades guerreiras no Japão por volta do século 17 e foi criado para complementar o esgrima. O jiu-jítsu é um tipo de luta que utiliza várias técnicas, entre elas golpes, chutes e arremessos, além de técnicas corpo a corpo como imobilização e estrangulamento. "A Ciência das Lutas" mostra que um lutador aplica 272,16 kg de força na principal articulação entre a cabeça e a medula em um modelo adversário - o suficiente para matar ou paralisar um homem.
Kali
O kali filipino é uma arte marcial baseada no uso de duas varas de bambu para se defender e atacar. Enquanto alunos de vários tipos de artes marciais devem dominar a disputa corpo a corpo antes de usar qualquer arma, o kali filipino ensina primeiro a usar armas de luta.
Caratê
A arte do caratê surgiu há mais de mil anos no leste da Ásia, primeiro como exercício nos mosteiros e depois como um método de defesa usado pelos camponeses chineses contra bandidos armados. Chegou aos Estados Unidos em 1945, depois da Segunda Guerra Mundial. O caratê, que em japonês significa "mão vazia", é uma técnica de defesa sem arma, baseada na utilização de golpes com os braços (socos) e as pernas (chutes) para vencer o adversário. "A Ciência das Lutas" mostra que um soco de caratê tem 370,13 kg de força e um chute lateral tem 453,59 kg.
Kung fu
O kung fu chinês é considerado a primeira das artes marciais. Surgiu por volta do ano 500 da Era Cristã, quando o monge budista Bodhidharma ensinou técnicas de luta secretas aos monges do templo Shaolin. O kung fu, mais conhecido como uma forma de violência, ultimamente vem sendo ensinado como uma técnica para evitar conflitos. Quem se recusa a aceitar um ataque deve apenas devolvê-lo ao agressor. "A Ciência das Lutas" mostra que um golpe de kung fu tem a velocidade de 12,19 metros por segundo, quatro vezes mais rápido do que o bote de uma cobra.
Muay thai
Muay thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial e um esporte competitivo que se caracteriza por golpes violentos no joelho, cotovelo e canela. Diferentemente do boxe ocidental, todos os golpes são permitidos no ringue. A arte do muay thai foi praticada na Tailândia durante vários séculos. Os lutadores do muay thai tradicional dão socos e chutes em bananeiras milhares de vezes por dia para fortalecer seus corpos e aumentar a resistência à dor. "A Ciência das Lutas" mostra que um golpe de muay thai no joelho gera o impacto de uma batida de carro a 56,33 km/h.
Ninjitsu
A arte marcial japonesa ninjitsu surgiu há mais de 800 anos e foi desenvolvida como uma oposição às regras do samurai. Os camponeses não tinham permissão de dar um golpe em um samurai - o desrespeito podia ser punido com pena de morte. Os Ninjas eram um grupo inferior treinado nas artes da guerra - incluindo luta sem armas, esgrima, armamentos, camuflagem e fuga. A tradução da palavra "ninja" como "ladrões" em inglês revela a especialidade deles em operações secretas como espionagem e assassinatos. O treinamento também era espiritual, com o objetivo de levar seus corpos e mentes ao limite. Não subordinados aos códigos morais do samurai, eles desenvolveram venenos, armadilhas e até explosivos para usar contra seus adversários. "A Ciência das Lutas" revela que um arremesso do ninjitsu chega ao adversário com o impacto de um tiro de bala de borracha de uma espingarda.
Taekwondo
A palavra "taekwondo" pode ser traduzida como "arte de socos e chutes". Esta arte marcial coreana que se baseia em incríveis técnicas de chutes atualmente é uma modalidade olímpica. O taekwondo é influenciado pelo caratê (o Japão ocupou a Coréia de 1910 até o fim da Segunda Guerra Mundial). Embora existam técnicas diferentes entre as várias organizações de taekwondo, esta arte marcial em geral dá ênfase aos chutes altos, usando o maior alcance e a força das pernas para derrotar o adversário à distância. O treinamento também inclui socos e murros. "A Ciência das Lutas" revela que um chute circular para trás tem mais de 680,39 kg de força.
Fontes;