Mercúrio – É, atualmente, o menor planeta, e o mais próximo do Sol. Movimenta-se rapidamente e possui muitas crateras em sua superfície. A temperatura varia de quente borbulhante, durante o dia, a abaixo do congelamento, durante a noite.
Vênus - É um pouco menor do que a Terra, com estrutura interna bem semelhante ao nosso planeta, mas gira numa direção retrógrada (ao contrário) e é o planeta mais quente.
Terra – 70% da sua superfície terrestre está coberta por água. Ela possui uma temperatura relativamente estável. Sua posição é privilegiada: se estivesse mais próxima do Sol, seria muito quente, se estivesse mais afastada, seria fria demais. Na distância que está desenvolveu as condições ideias para o desenvolvimento da vida (como conhecemos). Possui um satélite natural (a Lua).
Marte – É conhecido como o planeta vermelho; sua atmosfera é muito diferente da que ocorre na Terra, pois está formada principalmente de dióxido de carbono e pequenas quantidades de outros gases. É o último dos planetas telúricos, também chamados de rochosos. Possui algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações.